Nossa escola mantém educação básica em três seguimentos: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Nossa escola tem como objetivo principal a formação e desenvolvimento do educando, sendo esta resultado da relação construtiva com o meio social, escolar, tecnológico e científico.
Os princípios básicos que fundamentam esta proposta são entendidos pela escola através da liberdade de conhecer, pesquisar, construir, recriar, ensinar e expandir como direito essencial de existência e de conservação da humanidade, garantindo a autonomia e a suficiência racional.
Educar para cidadania cultivando o senso de valores morais em cada indivíduo desde o período sensório-motor, ou seja onde estão sendo formadas as estruturas mentais da criança.
Preparar a comunidade escolar para o conhecimento dos recursos científicos e tecnológicos, sempre orientando os alunos viabilizando a continuidade de estudos, o que os direciona para uma orientação profissional e vocacional.
Nossa escola entende que hoje, não basta prepararmos o aluno somente para o vestibular, mas criar possibilidades para que ele entenda os verdadeiros significados para uma vida coerente.
Alegria e Interação são palavras de ordem da nossa escola. Isso se torna visível conforme as pessoas passam a ingressar dentro da nossa instituição, a qual abre suas portas não somente aos alunos, mas também aos seus familiares.
Do Maternal ao Ensino Médio, alunos, professores e pais conquistam juntos tarefas de bem educar, de forma dinâmica, criativa e cooperada, pois o objetivo é fazer com que os conteúdos trabalhados em sala se transformem em verdadeiras janelas para o conhecimento, ampliando consideravelmente os horizontes e aguçando o gosto por novas descobertas.
Em um seguro e bom espaço físico, a criança participa de jogos e brincadeiras, estrutura e amplia conhecimentos e fundamenta seus valores de vida na convivência saudável com o grupo. O cidadão do mundo é o homem cooperativo, que desenvolve uma maneira simples de viver sustentada nas suas relações humanas.
Nosso trabalho também desperta o gosto pelas artes nas suas mais diversas manifestações, como a música, artes e a dança como elemento de auto-expressão, além de desenvolver aptidão física do aluno no exercício de práticas pré-desportivas.
Ainda complementamos o procedimento educacional com outras atividades, visitando locais históricos, parques, teatros e muitas vezes trazendo para dentro da escola apresentações e alunos de outras escolas entre outras.
A partir da 6º. Ano do Ensino Fundamental, o mundo do adolescente é o universo. Com a globalização abriram-se outras realidades a cada dia mais sem fronteiras. Portanto atuamos de maneira interativa, colocando o adolescente em contato com a realidade do mundo, seja através da internet ou até mesmo documentários educativos, pois a escola possui uma grande quantidade de recursos audiovisuais.
Nosso maior objetivo é querer uma maior interação entre a escola-aluno, buscando sempre mais o progresso individual e, conseqüentemente transformando a nossa instituição em porto sólido e seguro. Sabendo disso, os nossos professores possuem autonomia para encorajar seus alunos às iniciativas individuais, à busca de experiência coletiva e ao desenvolvimento de suas próprias habilidades. É por isso que aprender e aplicar conceitos e fórmulas constituem-se apenas em uma pequena ponte que leva a valores maiores de vida. A criatividade e a curiosidade são as janelas do amanhã e cabe à escola a tarefa de abri-las.
Tudo o que nós educadores aplicamos não apenas objetiva responder às necessidades físicas e sociais, mas visar que cada aluno seja capaz de se autoconhecer e descobrir suas potencialidades como elemento para seu sucesso e cidadão do mundo.
Finalidades e Objetivos Gerais
A escola abriga uma proposta sócio-construtivista, que promove na criança, o desenvolvimento de uma postura crítica, participativa e dialógica, além de ser instrumento aberto que objetiva incentivar o gosto pelas descobertas e a valorização de suas experiências individuais e coletivas. É na Educação Infantil que a criança sente-se estimulada a aprender, pensar, cooperar, brincar e conviver com outras crianças, em ambiente saudável especialmente preparado para ela. Sempre assegurando uma educação orientada por educadores e funcionários especializados, a criança iniciará o convívio com as demais crianças aprendendo a distinguir valores e regras de suma importância de convivência social e as bases de uma sólida alfabetização.
Nós do Lupe Picasso entendemos como educação a ação eterna da aprendizagem, Dentro da nossa proposta, visamos o desenvolvimento da capacidade natural de leitura, escrita e raciocínio lógico matemático.
O objetivo geral a que nos propomos sempre será desenvolver um trabalho que desperte no aluno a observação, a percepção, a descoberta e a reflexão sobre a realidade numa visão social, histórico e cultural para construção do conhecimento num processo contínuo e sedimentado.