1º ano

2º ano

3º ano

Arte

Conhecer técnicas de visualização com materiais diversos e recicláveis. Aperfeiçoar as habilidades manuais e visuais. Fazer estudo e pesquisas dos materiais, trabalhar com diversos tipos de materiais.

Biologia

Analisar as evidências tradicionais e recentes apresentadas pela Ciência a respeito da Teoria da Evolução. Reconhecer o sentido histórico da ciência e da tecnologia percebendo seu papel na vida. Identificar as evidências da evolução. Diferenciar convergência adaptativa de irradiação adaptativa. Diferenciar órgãos homólogos e análogos. Reconhecer os principais pontos das teorias evolutivas propostas por Lamarck e Darwin. Explicar, a partir de exemplos dados, as teorias citadas acima. Explicar o Neodarwinismo diferenciando essa teoria do Darwinismo. Reconhecer as mutações como fontes primárias da variedade.

Educação Física

Analisar, compreender e manipular elementos que compõem as regras dos jogos como instrumentos de criação e transformação, bem como capacitar o seu desenvolvimento de autocontrole, de cooperação, de respeito mútuo, das suas potencialidades físicas, buscando encaminhar os conflitos através do diálogo.

Educação Tecnológica

A partir do aprendizado lúdico os alunos aprenderão a programação de jogos digitais, buscando desenvolver a criatividade, o conhecimento tecnológico e informático que fazem parte do nosso dia a dia.

Espanhol

O aluno deverá ser capaz de usar adequadamente a linguagem tanto na comunicação oral e escrita e também saber interpretá-lo e compreendê-lo em diferentes contextos. Deve permitir que o aluno faça julgamentos críticos, gerar ideias e tomar decisões. Para línguas estrangeiras, significa ser capaz de se comunicar em qualquer um delas para enriquecer as relações sociais e para ser capaz de se comunicar em diferentes contextos.

Filosofia

Estimular o resgate de valores necessários à convivência social, favorecer a sensibilização do grupo propiciando o pensamento sobre o porquê das coisas. Entender o que o pensamento dos filósofos pré socráticos e socráticos sobre os temas a serem abordados.

Física

Ler e entender a linguagem. Utilizar bem como analisar as grandezas físicas. Traduzir um exercício para que o mesmo se torne resolvível comparando com experiências praticas. Propor exercícios que além de outras coisas, contenham assuntos aprendidos anteriormente. Ler, interpretar e resolver questões dissertativas sobre o tema iniciado em classe. Desenvolver no aluno a capacidade de resolver questões em nível de vestibular.

Geografia

Promover e situar o educando no momento em que vive, valorizando os conhecimentos que eles têm para elaborar perguntas, participar de discussões e projetos de pesquisa, abordando acontecimentos presentes e passados, entre os componentes culturais e naturais de construção e produção de paisagem.

História

Fornecer aos alunos noções e conceitos indispensáveis a formação do pensamento histórico, com noções de tempo, sujeitos sociais, relações de sociabilidade e a necessidade da construção coletiva.

Informática

Entender como é funcionamento do computador, capacitar o aluno a trabalhar com Sistema operacional, capacidade de escolher um microcomputador para seu uso, conhecer e trabalhar com editor de texto, elaborar Planilha eletrônica.

Inglês

Adquirir vocabulário básico. Desenvolver alguma pronúncia. Identificar objetos em Inglês. Uso de expressões simples. Trabalho em grupos

Inteligência Emocional

Nesta disciplina abordaremos a Escola da Inteligência sob o método Augusto Cury, aprimorando e desenvolvendo a cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, da saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis, envolvendo a escola com a família e a sociedade. (www.escoladainteligencia.com.br)

Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa tem por finalidade proporcionar ao educando observar, perceber, descobrir e refletir sobre o mundo e interagir com seu semelhante através do uso funcional de linguagens, da Literatura Brasileira desenvolvendo a competência do educando no uso da língua para solução de problemas cotidianos, possibilitando o acesso à produção cultural da humanidade e a participação plena no mundo letrado em que vivemos.

Matemática

Desenvolver no indivíduo a iniciativa pessoal, estimular sua criatividade e o senso do trabalho coletivo, fornecendo ferramentas que permitam desenvolver estratégias, enfrentar desafios, comprovar e justificar resultados.

Orientação Sexual

Envolver professores e pais no trabalho de orientação sexual dos estudantes. Desenvolver nos alunos o respeito pelo corpo (o próprio e o do outro).

Refletir sobre diferenças de gênero e relacionamentos. Dar informações sobre gravidez, métodos anticoncepcionais e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Conscientizar sobre a importância de uma vida sexual responsável.

Orientação Vocacional

Possibilitar um espaço de autoconhecimento para os alunos a partir de suas capacidades e potencialidades. Envolver professores e pais no trabalho de orientação vocacional dos estudantes. Realizar Palestras e Workshops a fim de proporcionar ao aluno um melhor conhecimento do cotidiano de cada profissional e do mercado de trabalho. Acompanhar e oferecer aos alunos os recursos necessários para que possam realizar uma escolha consciente de sua profissão. Oferecer aos alunos um aprendizado teórico-prático e novas oportunidades de estudo a partir de informações importantes a respeito dos vestibulares e afins.

Química

Conhecer os fundamentos básicos da ciência química, sua nomenclatura e notação. Dar ao aluno a oportunidade de entendimento da regra do octeto, ligações iônica, covalente e metálica. Analisar, refletir e interpretar informações sobre a ciência química e suas tecnologias.

Robótica

A robótica leva o aluno é a pensar na essência do problema, promovendo o estudo de conceitos multidisciplinares, estimulando a criatividade e a inteligência do educando, além de tentar motivá-lo aos estudos. O professor também deixa de ser o único e exclusivo provedor de informações para tornar-se o parceiro no processo de aprendizagem.

Sociologia

Perceber o indivíduo como parte de uma sociedade contendo direitos e deveres. Identificar o processo de desenvolvimento do pensamento sociológico; compreender como se dá o convívio em sociedade e suas consequências, explorar a formação das comunidades e a aplicação da cidadania e sua estrutura de sustentação.