Nível I
- Linguagem Oral
- Movimento
- Artes Visuais
- Música
- Matemática
- Natureza e Sociedade
Nível II
- Linguagem Oral
- Movimento
- Artes Visuais
- Música
- Matemática
- Natureza e Sociedade
- Inglês
Nível III
- Linguagem Oral
- Linguagem Escrita
- Movimento
- Artes Visuais
- Música
- Matemática
- Natureza e Sociedade
- Inglês
- Inteligência Emocional
- Robótica
Nível IV
- Linguagem Oral
- Linguagem Escrita
- Movimento
- Artes Visuais
- Música
- Matemática
- Natureza e Sociedade
- Inglês
- Inteligência Emocional
- Robótica
Artes
As Artes Visuais expressam, comunicam e atribuem sentido a sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na gravura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes etc.
O movimento, o equilíbrio, o ritmo, a harmonia, o contraste, a continuidade, a proximidade e a semelhança são atributos da criação artística. A integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, intuitivos, estéticos e cognitivos, assim como a promoção de interação e comunicação social, conferem caráter significativo às Artes Visuais.
As Artes Visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.
As Artes Visuais são linguagens e, portanto, uma das formas importantes de expressão e comunicação humanas, o que, por si só, justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral, e na educação infantil, particularmente.
Informática
O foco da informática educativa na educação infantil é trazer o computador para o mundo das experiências infantis, possibilitando que este seja mais uma ferramenta na descoberta do mundo da aprendizagem global.
Inglês
O objetivo do Inglês na Educação Infantil é fazer com que o aluno aprenda, de maneira lúdica, criativa e, em atividades significativas, o gosto pela língua inglesa. Ao mesmo tempo em que aprende o português, consegue assimilar rapidamente uma nova língua.
Inteligência Emocional
Nesta disciplina abordaremos a Escola da Inteligência sob o método Augusto Cury, aprimorando e desenvolvendo a cultura para o desenvolvimento da inteligência emocional, da saúde psicossocial e da construção de relações saudáveis, envolvendo a escola com a família e a sociedade. (www.escoladainteligencia.com.br)
Linguagem oral e escrita
A aprendizagem da linguagem oral e escrita é um dos elementos importantes para as crianças ampliarem suas possibilidades de inserção e de participação nas diversas práticas sociais.
O trabalho com a linguagem se constitui um dos eixos básicos na educação infantil, dada sua importância para a formação do sujeito, para a interação com as outras pessoas, na orientação das ações das crianças, na construção de muitos conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento.
Aprender uma língua não é somente aprender as palavras, mas também os seus significados culturais, e, com eles, os modos pelos quais as pessoas do seu meio sociocultural entendem, interpretam e representam a realidade.
A educação infantil, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças. Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas às quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.
Matemática
As aulas de Matemática têm como finalidade reconhecer e valorizar os números, as operações numéricas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessária no seu cotidiano estabelecendo aproximações de algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano (noções de grandeza e medidas, noções de massa, posição, espaço, lateralidade, agrupamento, seriação e classificação de objetos).
Movimento/Educação Física
O desenvolvimento do Eixo Movimento visa à expressividade corporal; a relação com o outro pelo movimento; a descoberta do próprio corpo, suas capacidades físicas, limites e potencialidades; a relação do corpo no espaço e tempo; a construção da identidade; o desenvolvimento nos aspectos psicomotor, cognitivo, afetivo e social, entre outros.
Música
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio, felicidade e auto estima para o indivíduo.
Na escola tem o objetivo de ampliar e facilitar a aprendizagem da criança ensinando a se desinibir, ouvir, escutar, melhorar o vocabulário, sendo assim, um instrumento facilitador do processo de aprendizagem.
Natureza e Sociedade
O eixo de trabalho da Natureza e Sociedade reúne temas pertinentes ao mundo social e natural. A intenção é que o trabalho ocorra de forma integrada, ao mesmo tempo em que são respeitadas as especificidades das fontes, abordagens e enfoques advindos dos diferentes campos das Ciências Humanas e Naturais.
Robótica
As aulas de robótica proporcionam o aprendizado em aulas práticas que estimulam a criatividade, inteligência e trabalho em equipe. Novos desafios são propostos e solucionados durante as aulas com a utilização de Kits Educacionais compostos de peças de montagem especiais como eixos, roldanas, polias, motores e demais componentes programáveis, com o objetivo de aprimorarmos o aprendizado em conteúdos mais complexos para cada aluno.