Todos os envolvidos na educação sabem a importância da integração entre a escola e a família para que seja possível um desenvolvimento saudável das crianças. Às vezes o que falta é uma orientação, para que saibam a forma que esta participação possa acontecer, de forma a não assumirem os papeis em que cada um é responsável.
Falando em educação, existem aqueles que acreditam que a educação vem da escola, ou até mesmo que a educação vem da família!
O que na realidade acontece, é que até os sete anos, as crianças constroem seus sistemas de crenças e valores (responsáveis pela formação da personalidade de cada um) e, assim agem a partir do que acreditam. Já o aprendizado é algo contínuo na vida de todo ser humano, desde o período de gestação.
Não temos um limite para o aprendizado, mas sim podemos criar possibilidades para que novos conteúdos sejam apreendidos durante toda vida.
Desta forma, a educação não é responsabilidade única e exclusiva da família, porém inicia-se nos primeiros anos no contexto familiar e, segue-se a partir do trabalho em conjunto com a escola, no momento em que os mesmos valores entre a escola e a família são fortalecidos e ensinados, a partir das situações cotidianas vivenciadas pela criança.
Por responsabilidade da escola, existe o aprendizado, sendo que este é o ambiente propicio para que cada aluno adquira novos conhecimentos e tenha conhecimento teórico e prático sobre o mundo. Entretanto, mais uma vez esta não é responsabilidade exclusiva, visto que seu aperfeiçoamento e aprimoramento acontecem e potencializam quando a família ajuda e possibilita que o aprendizado ocorra em período integral. Sem deixar que o estudo seja uma obrigação e sim um interesse e incentivo cotidiano.
Assim, o aprendizado de forma livre e lúdica, acontece não só fora como dentro da escola e, se existe um apoio mútuo entre os responsáveis por estas crianças, cria-se nelas o prazer de aprender e se interessar por assuntos novos, sendo autônomos em seu próprio aprendizado.