Instituto Educacional Lupe Picasso

Circular: 039/2019
03/09/2019
Referente: Estudo do meio: Passeio de Bonde

Senhores Pais e Responsáveis,

É com muito orgulho comunicarmos que o tema da nossa FELUPIC 2019 é a CIDADE DE SANTOS.
 
Para que os nossos alunos da Educação Infantil participem e conheçam um pouco da nossa cidade, programamos um passeio ao Centro Histórico de Bonde Linha-Turística no dia 13/09/2019 juntamente com Professoras orientadoras: Vanessa; Janaína; Valéria; Erica e Cristiane. 

O passeio oferece uma verdadeira viagem no tempo por 40 pontos de interesse histórico e cultural. Com saída da Estação do Valongo - prédio de 1867, da primeira ferrovia paulista - os elétricos dos séculos 19 e 20 percorrem 5 km no Centro Histórico em cerca de 40 minutos, em roteiro monitorado por guia de turismo. São veículos originais, procedentes da Escócia, Portugal e Itália, que garantem a Santos o primeiro Museu Vivo Internacional de Bondes da América Latina. Os motorneiros e condutores vestem réplicas do uniforme original da época em que os bondes eram o principal meio de transporte na cidade.

Para que seu (sua) filho (a) participe, pedimos que preencha a autorização abaixo e envie juntamente a autorização com a quantia de R$ 15,00, até o dia 12/09/2019.

Horário de saída na escola: 13h45, retorno previsto por volta das 15h45.

No dia é obrigatório o uso do uniforme completo e um documento de identificação com foto, (carteirinha escolar ou RG).

Esperamos proporcionar aos nossos alunos uma verdadeira viagem ao CENTRO HISTÓRICO que contribuiu imensamente para o progresso e desenvolvimento do nosso país.
 
Direção e Equipe Lupe Picasso

História e Arte no Centro de Santos O Centro Histórico de Santos é um importante acervo histórico do país, composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história. Desde a sua fundação, em 1545, até meados do século XIX, Santos teve um lento ritmo de crescimento, mantendo por dois séculos a mesma estrutura física e urbana. A partir de 1850, com a chegada do café no estado de São Paulo e, principalmente, com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um forte processo de desenvolvimento econômico, que se prolonga por cem anos, até meados de 1967. É nessa fase que se concentra a construção de seu rico patrimônio histórico. Após esse período, o desenvolvimento comercial de Santos desloca-se para outras regiões da cidade, levando o Centro a uma longa fase de estagnação, não de todo negativa, pois foi o principal fator da preservação de casarões e palácios construídos na era áurea do café.

 

 

Imprima a Ficha de Autorização e envie para escola.

Cursos

educação infantil

Nessa fase, incentivamos o gosto pelas descobertas para que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ela é estimulada a raciocinar, a construir relações e a socializar-se.

+

ensino fundamental

Estimulamos no aluno a prática da observação, a fim de que se tenha uma reflexão sobre a realidade numa visão social, histórica e cultural para construção de conhecimento...

+

ensino médio

Ambos os cursos técnicos de nível médio atendem as exigências legais de cada qualificação ou habilitação, promovendo a transição entre a escola e o mercado de trabalho.

+