BOLETIM INFORMATIVO 006/2020 – CORONAVÍRUS / FÉRIAS

Queridas famílias, alunos e colaboradores,

Esperamos que todos estejam bem, pois neste momento, mais do que nunca, nossa saúde e a de quem amamos, assim como a esperança coletiva de superação como sociedade, são nossas maiores riquezas!

Esse comunicado tem como objetivo dividir alguns pensamentos e desejamos que seja lido com a mesma empatia, atenção, dedicação e respeito que temos com todos.

Nossa maior alegria é ver o nosso ambiente vivo, habitado por crianças e adolescentes, com suas características e particularidades num movimento constantemente alegre conversas, agitações, estudos e bagunças. Sem nossos alunos a escola não tem vida, fica somente os espaços vazios que nos fazem lembrar a importância que cada um tem em nossas vidas.

A pauta desse comunicado é esclarecer alguns pontos importantes a respeito das nossas decisões.

Em março com a determinação do Conselho Estadual de Educação Deliberação nº 177/2020, publicada em 19/03/2020, que previa a reorganização do Calendário Escolar e abordava o fechamento das escolas e demais atividades econômicas e culturais do nosso País, nos fizera repensar novas estratégias de ensino aprendizagem.

Em 23 de março a nossa escola começou trabalhar aulas e atividades através de plataforma digital com aulas Online com horários diferenciados dos regulares. A nossa Escola já trabalha com plataforma há mais de 3 anos com alunos do Fundamental II eventualmente e com alunos do Médio com maior frequência, porém no Infantil e Ensino Fundamental I não havíamos proposto esta modalidade.

Foi necessário adaptarmos o planejamento para essa nova fase, sabemos das dificuldades que os Pais, alunos, professores e gestores enfrentam com tudo novo, afinal ninguém poderia prever uma pandemia de proporções inimagináveis.

Todos estamos sofrendo com este novo cenário que vivenciamos, como indivíduos, um misto de sentimentos como a solidariedade, a empatia, o amor à família, mas também a ansiedade, a tristeza, a angústia e o medo. Conseguimos distinguir esses sentimentos quando recebemos e-mails e outras comunicações das famílias. Alguns de apoio e reconhecimento por nossa dedicação e empenho na adaptação aos modelos de ensino digital, outros fazendo sugestões preciosas, mesmo quando acompanhados de críticas quanto à proposta.

É certo que, juntos estamos aprendendo com o isolamento, porém atentos a todas as Normas e Deliberações, assim, vamos nos aprimorando e nos adaptando dia após dia às nossas novas práticas na modalidade Digital. Além disso, estreitamos o vínculo entre professores e estudantes por meio de conferências, lives, vídeo-aulas, entre outros recursos, tentando garantir a aproximação social, assegurando a manutenção da vida!

Fizemos muitas reuniões nesse período entre professores, coordenação e gestão para continuamente avaliarmos cada detalhe desta nova situação, investimos na melhoria da tecnologia digital, bem como, discutimos as futuras decisões, analisamos com muita cautela cada demanda, onde a maior parte delas está voltada a antecipação das férias, vindas na grande maioria a pedido dos Pais dos nossos pequenos da Educação Infantil e alguns do Fundamental I, apenas dois casos do Fundamental II e nenhum do Ensino Médio.

Temos, consciência que a Pandemia da COVID-19, requereu uma adaptação em todos os segmentos, obrigou a adaptarmos os nossos Lares em Home Office e dividirmos os mesmos espaços e recursos com nossos familiares, e, em período integral arrumar espaço para conciliar trabalho, afazeres domésticos e educação dos filhos de 2 a 10 anos que necessitam atenção e mediação para realizarem suas atividades escolares.

São muitas as dificuldades, voltamos a mencionar que a antecipação das férias no primeiro mês só tardaria para este momento o que já foi superado por todos nós, além disso nós Educadores e especialistas não vimos que um longo período sem interrupções seria producente para os nossos alunos e familiares.

Em 23 de abril completamos 1 mês de Isolamento Social, há, como em qualquer espaço de pluralidade, uma divergência de opiniões quanto à maneira ideal de proceder nas próximas semanas, o Lupe Picasso fará a antecipação das férias iniciando em 04/05/2020 a 04/06/2020, onde teremos uma resposta mais precisa dos nossos superiores para reabertura da escola com aulas regulares.

Salientamos que com a antecipação das férias não teremos mais interrupções em nosso ano letivo, e deixamos claro que dependemos dos órgãos superiores para qualquer decisão, portanto caso estejamos na mesma condição de isolamento retornaremos com as aulas e atividades Online com uma grade de aulas e atividades a serem seguidas diariamente.

Entendemos tudo isso e gerenciamos de maneira harmônica a situação para voltarmos à nossa Escola e podermos continuar a jornada da mesma maneira amistosa que praticamos em nosso dia a dia. Ressaltamos o cuidado em filtrar o bombardeio de informações disparadas a todo momento. É preciso ter clareza e precisão para superarmos este momento juntos,

Contamos com a compreensão de todos e lembramos que a Lei não permite férias por períodos maiores ou prazos indeterminados, e que este procedimento atípico está sendo adotado para que os estudantes não sejam prejudicados, não somente em conteúdo, mas emocionalmente e socialmente, pois eles também perderam todo ou quase todo contato com a relação de vida e rotinas.

Na certa de que TUDO VAI FICAR BEM, não mediremos esforços para garantir a todos os nossos alunos o suporte necessário na volta às aulas.

Mesmos distantes, estamos à disposição, e a partir de junho faremos rodízio e rotinas com a Equipe Administrativa e Pedagógica na Unidade Escolar.

Estamos todos sentindo falta dos abraços diários e do carinho de todos.

Atenciosamente,
Luciene Picasso e Equipe Lupe Picasso

Cursos

educação infantil

Nessa fase, incentivamos o gosto pelas descobertas para que a criança aprenda a conhecer, a fazer, a ser e a viver. Ela é estimulada a raciocinar, a construir relações e a socializar-se.

+

ensino fundamental

Estimulamos no aluno a prática da observação, a fim de que se tenha uma reflexão sobre a realidade numa visão social, histórica e cultural para construção de conhecimento...

+

ensino médio

Ambos os cursos técnicos de nível médio atendem as exigências legais de cada qualificação ou habilitação, promovendo a transição entre a escola e o mercado de trabalho.

+